10 motivos para fazer um MBA

10 motivos para fazer um MBA

Saiba mais sobre o Master in Bussiness Administration (MBA), uma das opções mais procuradas de pós-graduação

 

Por Ana Carla Bermúdez

 

Por aliar conhecimento à prática e ser um curso relativamente curto, o MBA é uma boa opção de pós-graduação para quem deseja acelerar a carreira ou até mudar de área no trabalho. Entenda mais sobre esses e outros motivos que fazem a modalidade ser tão valorizada:

1. Pessoas de qualquer área podem fazer
 
Os MBAs são cursos direcionados para quem quer aprimorar conhecimentos de administração e gestão. Mas, apesar de geralmente serem procurados por empresários, executivos e gestores, eles podem ser realizados por graduados em qualquer área.
 
2. Conhecimentos básicos e específicos
 
De acordo com o foco de cada curso, os MBAs oferecem conhecimentos básicos e também específicos nas áreas de gestão e administração. Além disso, as aulas acontecem em um ambiente de troca de experiências bastante propício para a criação de uma rede de networking.
 
3. Novos horizontes

Fazer um MBA pode ser uma oportunidade para que você saia da sua zona de conforto. Seja através das aulas, de palestras ou até mesmo de conversas com os colegas, você será encorajado a pensar a partir de outras perspectivas sobre o mundo e as tendências de negócios, gestão e projetos.

4. Carreira

O MBA é uma alternativa que pode abrir muitas portas para quem está pensando em mudar de carreira. Além de introduzi-lo a uma nova rede de contatos, ele proporciona conhecimento para que você direcione seu foco para uma nova área e acumule novos interesses.

5. Temáticas atualizadas

Com a internet, as informações são passadas cada vez mais rápido, acirrando a competitividade do mundo corporativo. Por isso, as temáticas dos MBAs são constantemente atualizadas. Marketing Digital, Design Thinking e Big Data são exemplos de algumas dessas temáticas atuais, que podem ser o curso completo ou apenas fazer parte dos programas.

6. Metodologias modernas

A atualização dos MBAs acontece também pela introdução de novos modelos pedagógicos, que incluem metodologias mais focadas no desenvolvimento do pensamento crítico e no trabalho em equipe.

7. Habilidades de liderança

Além de aprofundar o seu conhecimento em uma área específica, o MBA pode ajudar no desenvolvimento de habilidades sociais como gestão de equipe e pensamento estratégico, por exemplo. Habilidades como essas são diferenciais muito importantes ao longo de uma carreira, já que o trabalho em equipe para solução de problemas está presente em todos os ramos.

 

8. Habilidades de comunicação

Um dos benefícios mais significativos de fazer um MBA é o impacto que ele traz para as habilidades de apresentação e comunicação. Isso porque, através de apresentações de projetos e discussões de feedback entre grupos, o curso faz com que o aluno aprenda a comunicar ideias, valores e objetivos de maneira coerente.

9. Conexões

A rede de networking feita durante um curso de MBA pode ser útil para você durante toda a sua carreira. Através desses contatos podem surgir excelentes oportunidades profissionais, como indicações de projetos e vagas de emprego.

10. Curta duração

Com a velocidade imposta pelo mercado e a possibilidade maior de integração da tecnologia às aulas, o prazo de conclusão dos MBAs tende a diminuir. Em algumas instituições, o curso chega a durar apenas pouco mais de um ano.

 

Imprimir