Blog

MBA UFRJ-Inscrições Abertas!

MBA UFRJ-Inscrições Abertas!

Os cursos pretendem atender a profissionais da área de Tecnologia da Informação e que tenham interesse em se atualizar com as técnicas modernas de construção de Sistemas de Informação.

Estes cursos contém matérias com o aprofundamento necessário para que os participantes conheçam novas tecnologias, sem focar em produtos específicos, mas permitindo que, a partir das informações recebidas, possam utilizá-las em projetos de Software de forma completa.

Turmas com início novembro de 2019.

Para mais informações acesse :http://bit.ly/cursosmbaufrj


CONTATO: (21) 3938-8871
E-MAIL: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Gestão de TI: 5 dicas práticas para você e sua equipe

Gestão de TI: 5 dicas práticas para você e sua equipe

A tecnologia da informação é uma área que cresce continuamente. A IDC Semiannual Services Tracker 2019H1, da IDC Brasil, realizou uma pesquisa de mercado sobre o primeiro semestre de 2019. Segundos ele, o mercado de serviços de TI cresceu 6,1% em relação ao mesmo período do ano passado, o que faz a gestão de TI se tornar uma atividade cada vez mais importante!

O crescimento do setor é responsável por torná-lo ainda mais atraente para empreendedores e investidores. Para conseguir administrá-la é necessário uma boa equipe e o acompanhamento da gestão de TI.

A gestão de TI é (resumo do resumo)

Oficialmente, é o gerenciamento de recursos e atividades envolvendo a tecnologia e segurança da informação de empresas. Na prática, o que acontece é a administração de hardware e software de empresas. A gestão de TI se responsabiliza por cuidar de servidores, redes, armazenamento de dados físicos e em nuvem, backups, antivírus, etc…

Em alguns Gestão de TI é consertar rápido alguma coisa que “deu ruim” no cliente… via GIPHY

Atividades de gestores

O trabalho de um gestor de TI é cuidar de tudo que está ao alcance da sua área. Sejam em equipes internas ou terceirizadas, o profissional, junto de sua equipe, realiza o gerenciamento de serviços.

O Gerente de TI pode organizar as tarefas de sua equipe em setores diferentes, como Tecnologia Projetos

Gestão de tecnologia

Essa gestão envolve administrar os recursos e ativos das empresas. Essa atividade inclui manter inventários de hardware e software dos clientes e empresas do setor de TI. Muitas equipes monitoram inclusive os HD, espaço em disco, consumo de memória e outros fatores de seus clientes. Esse monitoramento permite que sejam realizadas ações preventivas quando algum problema ameaçar o desempenho deles.

Essa gestão também acompanha as atualizações de software e sistemas operacionais. A área de TI fica responsável por cuidar das licenças da empresa para garantir que não haverão irregularidades. Também se importam em manter em dia os aplicativos utilizados, condizentes com o mercado, e otimizando os equipamentos para que cumpram com os pré-requisitos de cada software.

Gestão de projetos

A implantação de projetos na área de tecnologia são importantíssimos para empresas. Aqui são realizadas as ações estratégicas da empresa que dependem de novas instalações de TI.

Nesse sentido, as equipes propõe novas vertentes de uso para tecnologias do mercado. Um Um exemplo é o armazenamento de dados ou arquivos em nuvens. As configurações de backup, a organização de pastas ou a escolha do host são alguns dos fatores envolvidos aqui. Também está aqui as instalação de novos servidores, mudanças de hospedagem, configurações de proxy, etc.

10 motivos para fazer um MBA

10 motivos para fazer um MBA

Saiba mais sobre o Master in Bussiness Administration (MBA), uma das opções mais procuradas de pós-graduação

 

Por Ana Carla Bermúdez

 

Por aliar conhecimento à prática e ser um curso relativamente curto, o MBA é uma boa opção de pós-graduação para quem deseja acelerar a carreira ou até mudar de área no trabalho. Entenda mais sobre esses e outros motivos que fazem a modalidade ser tão valorizada:

1. Pessoas de qualquer área podem fazer
 
Os MBAs são cursos direcionados para quem quer aprimorar conhecimentos de administração e gestão. Mas, apesar de geralmente serem procurados por empresários, executivos e gestores, eles podem ser realizados por graduados em qualquer área.
 
2. Conhecimentos básicos e específicos
 
De acordo com o foco de cada curso, os MBAs oferecem conhecimentos básicos e também específicos nas áreas de gestão e administração. Além disso, as aulas acontecem em um ambiente de troca de experiências bastante propício para a criação de uma rede de networking.
 
3. Novos horizontes

Fazer um MBA pode ser uma oportunidade para que você saia da sua zona de conforto. Seja através das aulas, de palestras ou até mesmo de conversas com os colegas, você será encorajado a pensar a partir de outras perspectivas sobre o mundo e as tendências de negócios, gestão e projetos.

4. Carreira

O MBA é uma alternativa que pode abrir muitas portas para quem está pensando em mudar de carreira. Além de introduzi-lo a uma nova rede de contatos, ele proporciona conhecimento para que você direcione seu foco para uma nova área e acumule novos interesses.

5. Temáticas atualizadas

Com a internet, as informações são passadas cada vez mais rápido, acirrando a competitividade do mundo corporativo. Por isso, as temáticas dos MBAs são constantemente atualizadas. Marketing Digital, Design Thinking e Big Data são exemplos de algumas dessas temáticas atuais, que podem ser o curso completo ou apenas fazer parte dos programas.

6. Metodologias modernas

A atualização dos MBAs acontece também pela introdução de novos modelos pedagógicos, que incluem metodologias mais focadas no desenvolvimento do pensamento crítico e no trabalho em equipe.

7. Habilidades de liderança

Além de aprofundar o seu conhecimento em uma área específica, o MBA pode ajudar no desenvolvimento de habilidades sociais como gestão de equipe e pensamento estratégico, por exemplo. Habilidades como essas são diferenciais muito importantes ao longo de uma carreira, já que o trabalho em equipe para solução de problemas está presente em todos os ramos.

Turma de MBA em Gestão Comercial - Iniciando

Turma de MBA em Gestão Comercial - Iniciando

 
A coordenação dos cursos MBTI-DEL POLI/UFRJ comunica que estará iniciando no dia 16/10/2019 a turma MBA em Gestão Comercial e ainda há vagas.

Entre em contato caso haja interesse em entrar nesta turma e aproveite a promoção 100 Anos UFRJ com desconto imperdível.

 

DATA: 16/10/2019 - Horário: 19h

 
Local: Av. Rio Branco, nº 124, 18ª Andar, esquina com a rua Sete de Setembro, Centro - RJ

 

Brasileira de 19 anos cria impressora em Braille para texto e voz

Brasileira de 19 anos cria impressora em Braille para texto e voz

Protótipo criado por vice-campeã do Prêmio Jovem Cientista 2019 imprime arquivos de texto e até comandos de voz

Uma impressora capaz de reproduzir textos em Braille é a inovadora criação da estudante brasileira de engenharia Bruna da Silva Cruz. Com apenas 19 anos, Bruna desenvolveu a máquina Fast Braille, que solicita que o usuário digite e envie um texto pelo computador ou pelo celular, ou até dite as palavras, para que o conteúdo seja impresso automaticamente em papel em relevo.

"Ao teclar 'enter', os dados são enviados à máquina, onde o conteúdo é compilado, transformado em Braille e impresso", explica Bruna. No caso do celular, o princípio é parecido: "Por meio de um aplicativo, o usuário seleciona o arquivo que ele quer imprimir e clica em enviar. Para reconhecimento de voz, a pessoa precisa pressionar um botão e ditar o comando, que é, então, transcrito e enviado para a impressora."

De acordo com a criadora, o protótipo também permite que esse tipo de equipamento seja mais acessível ao público, graças a seu baixo custo. As despesas de produção do Fast Braille foram de cerca de R$ 1 mil. Em larga escala, segundo ela, o valor final do produto não deve passar dos R$ 3 mil. De acordo com Eliana Cunha, coordenadora da área de educação inclusiva da Fundação Dorina Nowill para Cegos, isso é equivalente a um terço do valor normalmente encontrado no mercado. A impressora criada pela jovem também promete ser mais leve que as já existentes, com apenas 3kg.

A invenção rendeu à jovem de Novo Hamburgo (RS) o segundo lugar no Prêmio Jovem Cientista 2019, que reconhece as pesquisas científicas desenvolvidas por alunos de escolas de ensino médio e da educação profissional de nível técnico do estado. Bruna explica que também inscreveu seu projeto em outras iniciativas de incentivo dentro e fora do país, e almeja torná-lo realidade. A empresa em que a jovem trabalha já mostrou interesse na ideia.

Inclusão para os cegos

Para Eliana, a iniciativa da estudante pode ajudar significativamente na inclusão dos cegos. "O Braille é fundamental para a leitura em papel. Ter liberdade para escrever e imprimir garantiria mais acessibilidade", comenta. O Brasil tem mais de 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual – 582 mil são completamente cegas –, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

A oferta de obras literárias em Braille, porém, ainda é insuficiente e contempla uma parcela mínima dessa população. De acordo com a União Mundial de Cegos, cerca de 5% das obras literárias no mundo são transcritas para Braille nos países desenvolvidos. Nos países mais pobres, esse número cai para 1%.

 

Retirado do site Olhar Digital

Materia na íntegra.

MJV distribui livro sobre Ciência de Dados no Rio de Janeiro

MJV distribui livro sobre Ciência de Dados no Rio de Janeiro

Em tempos de LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) e Big Data, a MJV Technology & Innovation distribuirá o livro Design Driven Data Science. O evento de lançamento acontece no dia 10/10, de 19h às 22h, na livraria Argumento do Leblon, no Rio de Janeiro.

Além da distribuição do livro, haverá um bate-papo com os autores sobre o tema. A publicação estará, posteriormente, disponível para download no site da MJV. A ideia da instituição é disseminar o conhecimento sobre o Ciência de Dados entre profissionais de diferentes áreas.

O conteúdo trata da Ciência de Dados, abordagem para consumir, tratar e visualizar dados para a tomada de decisões. Em tempos de LGPD, também traz um capítulo sobre Governança de Dados, mostrando os impactos da lei em questões como privacidade e segurança.

O livro foi escrito pelos sócios Ysmar Vianna e Maurício Vianna, pelo Diretor de Tecnologia Ricardo Sepulveda e pelas equipes de Data Science, Governança de Dados e Design Thinking, formada por Natanael de Moura Júnior, Philipp Gaspar, Carolina Braga, Carlos Eduardo Covas e Fernando Secomandi.

Serviço

O que? Lançamento do livro Design Driven Data Science – Integrando Design Thinking com Aprendizado de Máquina para Soluções em Negócios

Quando? 10 de outubro de 2019, de 19h às 22h

Onde? Livraria Argumento Leblon: Rua Dias Ferreira, 417 – Rio de Janeiro, RJ

Sobre a MJV Technology & Innovation

Durante mais de 20 anos, a MJV Technology & Innovation tem ajudado a influenciar a inovação e a resolver desafios de negócios em algumas das maiores empresas do mundo. Com escritórios na Europa, nos Estados Unidos e na América Latina, a consultoria conta com uma equipe multidisciplinar, composta por mais de 700 profissionais divididos entre designers, engenheiros, antropólogos, cientistas de dados, desenvolvedores, empreendedores e muito mais.

Sobre os autores

Ysmar Vianna e Silva Filho

Engenheiro Elétrico pelo ITA (1966), Mestre em Engenharia Elétrica e Ciência da Computação pela Universidade da Califórnia em Berkeley (1969) e Ph.D. em Ciência da Computação pela UCB (1972). Pioneiro em computação no Brasil, participou como instrutor da COPPE/UFRJ na instalação do primeiro computador da Universidade, em 1967. Chairman da MJV.

Maurício José Vianna e Silva

Engenheiro de Computação pela PUC-RJ (1990), Mestre em Ciência da Computação pelo IIT – Illinois Institute of Technology (1992) e Doutor em Ciência da Computação pelo IIT (1995). Atualmente vem desenvolvendo projetos nas áreas de Mobile VAS, Inovação em seguros de Auto/Saúde e Sistemas Sociais. É CEO da MJV.

 

Materia na íntegra

Rio INFO 2019

Rio INFO 2019

Em sua décima sétima edição consecutiva desde 2003, o Rio Info é o principal evento dedicado à Tecnologia da Informação (TI) realizado anualmente no Estado do Rio de Janeiro e um dos principais do país. Reúne empresários, acadêmicos e profissionais que buscam novas oportunidades de mercado e realizam negócios. É um espaço para apresentação de novas ideias e troca de experiências.

Pela sua realização anual, qualidade da programação e dos participantes, o evento tornou-se referência no contexto da Tecnologia da Informação no Brasil, onde especialistas e empresários, nacionais e internacionais, apresentam em seminários e workshops o estado da arte da TI, considerando a sua evolução, perspectivas e demandas específicas.

Em razão de seu sucesso, o Rio Info tornou-se uma excelente vitrine para a exposição e o reconhecimento institucional e comercial das empresas de TI, com foco na apresentação das inovações tecnológicas e no debate sobre o futuro do setor. No campo dos negócios, é um espaço privilegiado para a troca de experiências e informações. Por meio da rodada de negócios, favorece o estabelecimento de parcerias entre empresas nacionais e estrangeiras, abrindo novas oportunidades de mercado.

 

Mais informações  do evento no Aqui

 

Nós da Equipe dos cursos MBTI-DEL estaremos marcando presença no evento.

A um ano do centenário da Universidade do Brasil, por Denise Carvalho

A um ano do centenário da Universidade do Brasil, por Denise Carvalho

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), também chamada de Universidade do Brasil, completa hoje 99 anos de existência e iniciamos as comemorações do nosso centenário com a certeza de termos contribuído, sobremaneira, para o avanço sociocultural, artístico, científico e tecnológico do Brasil. Cumprimos nossa missão social com maestria, assim como as demais instituições públicas brasileiras de ensino superior que têm sido fundamentais para o país. Chegaremos ao centenário da UFRJ com números que nos enchem de orgulho. Atualmente, ministramos 176 cursos de graduação em várias modalidades, formando, por ano, mais de 5 mil profissionais que atuam nas diferentes áreas do conhecimento e contribuem para a sociedade brasileira que tanto carece de profissionais qualificados. Nos níveis da pós-graduação, em torno de 3 mil mestres e doutores formam-se anualmente, além de cerca de 2.500 pessoas que concluem nossos cursos de especialização. 

Esses números traduzem uma trajetória vitoriosa que remonta ao século XVIII, com a criação da primeira Escola Politécnica do país. Assim, nossa história é marcada pela coexistência de unidades acadêmicas que são mais antigas do que a própria Universidade, como a Escola Politécnica, criada em 1792, a Faculdade de Medicina, em 1808, a Faculdade Nacional de Direito, em 1891, a Escola de Música, em 1848, e a Escola de Belas Artes, em 1816, entre outras. É importante salientar neste momento histórico que a Faculdade Nacional de Filosofia, fundada em 1939, originou inúmeras unidades acadêmicas da UFRJ: a Escola de Comunicação, a Faculdade de Educação, a Faculdade de Letras, o Instituto de Biologia, o Instituto de Física, o Instituto de Geociências, o Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, o Instituto de Matemática, o Instituto de Psicologia e o Instituto de Química. Nesse ambiente diverso e intelectualmente rico, ocorreram o crescimento e o desenvolvimento da UFRJ, baseados na tradicional indissociabilidade entre as atividades de ensino, pesquisa e extensão, que caracteriza as universidades de excelência mundialmente reconhecidas.

A nossa missão institucional foi e continuará sendo a de formar cidadãos críticos e profissionais altamente qualificados.

Na UFRJ, como na Universidade de São Paulo (USP), nasceram, na década de 1960, os primeiros cursos de pós-graduação do país, que se consolidaram nas últimas décadas e irradiaram o conhecimento e a excelência acadêmica para regiões anteriormente menos desenvolvidas. Mais da metade dos programas de pós-graduação da UFRJ tem os níveis 6 e 7 − correspondem a cursos com alto grau de internacionalização e os melhores níveis de qualificação, conforme o sistema de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Essas atividades de ensino, pesquisa e extensão são diuturnas e dependem do funcionamento adequado de laboratórios de pesquisa e didáticos, hospitais, salas de aula bem equipadas,  infraestrutura de tecnologia da informação e comunicação e muitas outras características de infraestrutura física e de pessoal que só podem existir com bons investimentos. 

Queremos e podemos ser mais, pois nossa história de sucesso se entrelaça de maneira inequívoca com o almejado desenvolvimento da nação. O fortalecimento das atividades de ciência, tecnologia e inovação existentes nas universidades públicas deve, portanto, ser um projeto de Estado para garantir às futuras gerações um país mais equânime.

A UFRJ permanece como a maior universidade federal brasileira, com o corpo social composto por cerca de 4.200 docentes, 9 mil técnicos-administrativos em educação e 70 mil estudantes de graduação e pós-graduação. A formação profissional na instituição é acompanhada de profundo aprendizado científico desde o início dos cursos; nossos estudantes envolvem-se em projetos de pesquisa e extensão que proporcionam importante intercâmbio entre a Universidade e a sociedade, com compromisso social.

Tal ecossistema foi se desenvolvendo de forma natural, propiciou a criação e o fortalecimento de cursos de graduação e pós-graduação em áreas na fronteira do conhecimento, como nanotecnologia, biotecnologia, biofármacos etc. Na década de 1990, com o avanço científico e tecnológico do país, decorrente de atividades de pesquisa um pouco mais abrangentes, pôde-se progredir também na interação das universidades com empresas de base tecnológica. Nessa época, surgiram o Parque Tecnológico da UFRJ, a Incubadora de Empresas e, mais recentemente, a Agência UFRJ de Inovação. Há hoje na instituição várias empresas juniores, startups, além de iniciativas do nosso corpo social que exemplificam a capacidade criativa e adaptativa da Universidade, mesmo com todos os entraves burocráticos existentes no Brasil. Em nosso Parque Tecnológico estão inúmeras empresas de médio e grande portes interagindo com nossos laboratórios, melhorando a infraestrutura de ensino e pesquisa, gerando inovação ainda que de forma incipiente.

A formação de professores para o ensino básico se dá nos cursos de licenciatura. A UFRJ, porém, também está envolvida com a formação continuada de professores, tendo participado da criação dos primeiros mestrados profissionais para qualificação de professores em diferentes áreas. Na UFRJ se atua em todos os níveis do ensino, da educação infantil aos ensinos fundamental, médio e superior, convivendo-se num ambiente rico e acolhedor que nos torna cidadãos engajados e preocupados com os problemas da sociedade brasileira.

Ajudamos a pavimentar o caminho até o Brasil da atualidade, que, embora com algumas características de nação moderna, parece cada vez mais ser impelido de volta ao passado. Nesse contexto, as universidades precisam continuar a impulsionar a sociedade na direção de um futuro que garanta justiça e inclusão social à nação, cuidado com o meio ambiente e inovação social e tecnológica disruptiva. Baseados nessas premissas, com visão vanguardista, poderemos alcançar a almejada soberania nacional, o que não acontecerá sem o adequado e necessário investimento no setor público.

Nossos desafios foram enormes. No entanto, ultrapassamos cada um deles com altivez e muita determinação. Não será diferente nos próximos 99 anos, ainda que tenhamos de ser bem mais eloquentes.

Parabéns à comunidade da UFRJ ontem, hoje e sempre!
 


Denise Carvalho é a primeira mulher a ser reitora da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Artigo na íntegra 

 

Inscrições Abertas - MBA em Gestão Comercial

Inscrições Abertas - MBA em Gestão Comercial

O curso pretende desenvolver nos participantes a habilidade de pensar e agir estrategicamente, voltada para a obtenção de resultados. Além disso, oferece uma perspectiva avançada de conceitos e práticas comerciais e discute, a partir de uma abordagem gerencial, as decisões que os profissionais ligados à área comercial devem constantemente fazer.

Visa atender profissionais que tenham especialização em diversas áreas de conhecimento e que tenham interesse em conhecer as modernas técnicas de Gestão Comercial.

Turmas para setembro de 2019
Pré-inscrição GECOM/informações acessem Aqui
CONTATO: (21) 3938-8871
E-MAIL: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Últimas vagas! Desconto especial excepcionalmente nessa turma.

 

 

Missão

Oferecer cursos de especialização/MBA com qualidade e inovação tecnológica, preparando o profissional para o mercado cada vez mais exigente.

Contato

 Telefone: (21) 3938-8871

 E-mail: [email protected]

Siga-nos

   

© 2019 Desenvolvimento MSI.